A Bíblia e os Deficientes
Hoje, vou me ocupar em refletir um pouco sobre alguns dos milagres de Jesus descritos na Bíblia em favor das pessoas com deficiência. Na tradução clássica, o termo deficiente aparece de outras formas como, por exemplo: coxo, paralítico, ou manco. No caso, o usarei o termo correto, ou seja, pessoa com deficiência. Indo direto aos textos bíblicos, escolhi alguns para uma breve reflexão.
Os dois textos revelam uma situação de fé e de esperança, pois os dois homens queriam a cura de suas deficiências. Mas o mais interessante é a gente entender que, já naquela época, as pessoas com deficiência sofriam algum tipo de discriminação. Pois, a dificuldade deles de terem acesso à Jesus era enorme ao ponto de não conseguir quase nunca chegar em algum lugar, muito menos naquele tanque, no caso do homem que tinha uma deficiência física. Ou seja, não existia para aquele deficiente físico alguma pessoa que estivesse a fim de olhar para ele e ajuda-lo. Enfim, ele vivia como um alguém invisível.
No caso do cego de Jericó, a situação de ser um deficiente visual também dificultava a sua inserção na sociedade daquela época. Ou ainda, ao viver mendigando fazia dele um homem excluído da sociedade. Logo, podemos perceber que a vida social dos deficientes era algo difícil. O preconceito já era algo presente e real.
A cura de um Paralítico.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado (João 5:1.).
O Cego de Jericó
[...] “Saindo ele de Jericó com os seus discípulos e grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho, mendigando...”
[...] “Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: ‘Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Jesus parou e disse: ‘Chamai-o’. Chamaram o cego, dizendo-lhe: ‘Tem bom ânimo! Levanta-te! Ele te chama’. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: ‘Que queres que te faça?’ O cego lhe respondeu: ‘Rabi, eu quero ver’. Disse-lhe Jesus: ‘Vai a tua fé te salvou’. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia Jesus pelo caminho.” (Mc 10.46-52.)
Vídeo: